Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Quinteto Violado - Pilogamia do Baião

Este é o "Pilogamia do Baião" Lp do Quinteto Violado lançado em 1979. Lembro que eu ainda muito jovem ouvia esse disco e achava o maior barato. Depois fiquei anos sem ouvir e um certo dia tornei a ouví-lo, me fazendo a pergunta: o que é que eu tanto gostava nesse disco? claro, as músicas eram legais e tudo mais, mas foi só nessa segunda escuta que percebi a riqueza dos arranjos. Nossa, que coisa primorosa e delicada. Uns timbres legais frutos da dobra de viola e flauta; uns contracantos maravilhosos. Enfim...Ouçam e tirem suas conclusões!

Ps. Se não me engano esse título enigmático (pilogamia) refere-se a um certo cantador meio real e meio lendário chamado Zé Limeira, o poeta do absurdo. Esse poeta, como todo grande bardo, era dado a criação de palavras, cujo sentido nem sempre era muito claro.






1 - Numa sala de reboco (José Marcolino / Luiz Gonzaga)
2 - Um sonho (Gilberto Gil)
3 - Catirina (Jararaca)
4 - Uai! Uai! (Venâncio / Corumba)
5 - Do Pilar (Jararaca)
6 - Kalú (Humberto Teixeira)
7 - Martelo agalopado (Diniz Vitorino / Otacílio Batista)
8 - Gíria do norte (Onildo almeida / Jacinto Silva)
9 - Do velho para o novo (Fernando Filizola)
10 - Paluchiado da cachaça (Roberto Santana / Toinho alves)

Um comentário:

  1. O amigo blogueiro está coberto de razão! Até hoje eu gosto desse disco (pena que não tem em CD)!
    O Quinteto Violado, pra mim, é o melhor conjunto regional que já surgiu no Brasil! Qualquer música com eles fica linda, e algumas ficam até parecendo música de câmara, de tão bem elaborados que são os arranjos e os vocais!
    Realmente é primoroso! Eu, assim como você, escutava muito esse disco na infância e sempre gostei! Só depois de adulto vim entender o que é realmente o Quinteto Violado, esses cinco caras excepcionais que marcaram pra sempre a MPB, e souberam sofisticar ao extremo mesmo as mais simples toadas nordestinas do interior!

    ResponderExcluir